segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Ouvidos de ponta cabeça



Minha amiga não toma café, e seria sobre nossos falsos cafés que eu poderia escrever; os convites da força do habito. Do modo que ela sempre aceita o convite de tomar um café, ainda que nunca o tome. Mas naquele dia andamos por uma rua pouco iluminada e entramos em uma padaria pouco movimentada, não às moscas por questões de higiene... ou por conta de um morcego?!
Entrar em uma padaria e ouvir o bater de assas de um morcego, ainda que só esteja escurecendo é sentir-se assombrado ou em assombro. De modo que esqueço as etimologias do café e penso na biologia do morcego.
            As atendentes transfiguraram suas simpatias em faces brancas, e diante de seus temores e de minha segurança transformo-me na dona do território, elas atendem a tudo o que digo diante do olhar de aprovação de minha amiga. Apagamos as luzes para o pequeno alado seguir as luzes de fora, ele bate no vidro da janela. Sei que um morcego ao chão é um morcego morto, incapaz de iniciar um vôo sem um apoio, então o  acomodo em uma sacola e a suspenso na janela. Ele voa a procura de outras luzes ofuscantes em uma cidade cheia delas, para debater-se em outros lugares. Talvez tenha aprendido sobre as vidraças, talvez morra na seguinte.
As duas moças voltam a respirar, o mundo seguro novamente, nenhuma gota de sangue perdida ou derramada. Explico que ele poderia estar atrás das cerejas do bolo, mas não saberia o que fazer com pescoços. Minha amiga atesta meu conhecimento sobre o pequeno animal e elas perguntam sobre minha formação. Mas uma vez declarado que estudei letras não biologia toda a minha credibilidade está perdida. Os olhares são de desapontamento e incredibilidade. Há necessidades de mistérios na frágil linha entre o conhecimento e o a loucura. Diagnóstico assegurado apenas com papéis rigidamente preenchidos e de linguagem elaborada. 
Vivemos em um mundo inteiro que gira em torno de papéis; é verdade o que está escrito, o sagrado papel autodestrutível as inverdades. Tente registrar uma mentira que ele explode. Um mundo inteiro que esqueceu das descobertas empíricas dos primeiros filósofos tão guiados de sentimentos de assombro e desprovidos de letras. As mortes dos homens da caverna que deixam de ver sombras; é preciso dizer o que as pessoas esperam.  A segurança dos estudiosos que recriam o que devoraram sem nunca sentir como verdade ou mentira.
Uma vida tão de morcego, de ponta cabeça e de muitas luzes que mais confundem do que guiam. E uma vez perdidos ou quebramos a vidraça ou ela parte a nossa cabeça.

por Adrins em voos

Um comentário:

Sara disse...

Siempres bonitos para tomar um pouco de tempo para escrever, eu acho que seria em algum momento ter um período de férias e para testar esta possibilidade, mas primeiro eu tenho que pegar um apartamentos para alugar por temporada em Buenos Aires